Para analisar uma imagem publicitária é fundamental descrevê-la com rigor, (não diremos acerca de uma imagem que nela se vê um avião, mas sim o desenho de um avião estilizado, no sentido de simplificado, por exemplo), para compreender qual o valor de cada signo, é necessário determinar a sua função particular no conjunto da comunicação. Tudo é importante, palavras, objecto, formas, cores, texturas, são signos, cujo entendimento é determinado pelo contexto em que se inserem e cujo significado preciso muitas vezes nos é revelado através da sua descrição.
É esta a linguagem da publicidade
Exercício: Tendo em conta o contexto da mensagem publicitária , experimente descrever o anúncio da Air France, aqui apresentado.
Bibliografia aconselhada pelo professor:
ECO, Umberto; "O Signo", Editorial Presença, Lisboa.
JOLY, Martine; "Introdução à análise da imagem", Edições 70, Lisboa.
SAUSSURE Ferdinad, "Manual de Linguística Geral", D. Quixote, Lisboa
. Links
. Os primórdios das artes g...