."A vida sem indústria é culpa, sem arte é brutalidade".

Ser designer é... ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo.
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008

Metodologia de design

Identificação de um problema

 

Segundo Herbert A. Simon, "...resolver um problema significa simplesmente representá-lo de modo a tornar transparente a sua solução".

 

Podemos dizer que na origem da solução de um problema está sempre uma ideia simples, mas esta é dotada da capacidade de conciliar uma série de elementos complexos, cuja eficácia depende menos do acaso do que da bagagem cultural de quem a formulou. De acordo com Ezio Manzini(*) esta base ou bagagem cultural, "é um conjunto complexo de conhecimentos técnicos específicos e de modelos de referência, dois elementos que apesar de combinados de maneiras diversas, estão sempre presentes em simultâneo."

 

Observando um pouco a história do design reparamos que o pensamento de design tradicional apoiava-se numa lógica racionalista de decomposição de um problema em elementos simples e na sua resolução, digamos mecânica (em separado)  que supunha a subsquente recomposição para atingir uma solução global. 

Mais recentemente as possibilidades tecnológicas e da tecnociência permitem, na pesquisa de soluções, a abordagem integrada e quase orgânica da análise de dados de ordem muito diversa, quase em simultâneo.

 

Com efeito, ainda citando Manzini, nos nossos dias projectar numa perspectiva de design, "significa ser capaz de passar dos elementos constituintes para o todo e ainda fazer o percurso no sentido inverso, sem perder de vista a riqueza das relações, o potencial sinérgico que faz a ponte entre os dois níveis."

 

(*) MANZINI, Ezio; "a matéria da invenção", Centro Português de Design, 1993 - Lisboa

sinto-me:
banda sonora: Talking Heads:77
publicado por soloquente às 21:51
link do post | comentar | favorito
|

.autor do blog

.pesquisar

 

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Inutensílios

. Links

. Fim de ciclo

. Escrita do Sudoeste

. Sobre a teoria do design

. Processo de design

. Os primórdios das artes g...

. Pictogramas

. pictogramas 1

. Pictogramas 2

.arquivos

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Maio 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

."A vida sem indústria é culpa, sem arte é brutalidade".

Ser designer é... ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo.
blogs SAPO

.subscrever feeds